Dicas

#Dica Rowal – Como Cuidar Melhor da Bateria do Carro

Conheça os cuidados com a bateria do carro e aumente sua vida útil:

Rowal Centro Automotivo - Bateria do Carro no Verão

-> Faça inspeção periódica na bateria. Afinal, somente dessa maneira você poderá verificar a presença de danos físicos visíveis, como pedaços quebrados, oxidação, fios soltos, vazamentos ou mesmo rachaduras.

-> Verifique a fixação. A vibração natural produzida na bateria durante a sua circulação do veículo poderá chocá-la contra outras peças do motor se não estiver bem presa. Se estiver faltando um suporte no seu carro, providencie um imediatamente.

-> Deixe os terminais limpos e evite qualquer tipo de corrosão. A periodicidade dessa manutenção é variável, mas é indicado que não ultrapasse um mês sem dar ao menos uma olhada.

-> Não ligue o carro com os faróis ligados. Muitas pessoas sabem que isso é o certo a ser feito, enquanto outras acham que essa atitude não passa de uma lenda urbana. Fato é que você deve ligar o carro comente com os faróis desligados, pois um dos principais problemas com a resistência das baterias automotivas ocorre quando isso é feito de forma consecutiva. Isso pode reduzir a vida útil da bateria, podendo inclusive minimizá-la até a metade. Esta dica é estendida para qualquer outro componente elétrico como rádio e ar condicionado.

-> Redobre a atenção com tempos extremos. Outra situação que também gera dúvidas é sobre o tempo frio. Na verdade, como as baterias automotivas funcionam a partir de reações químicas, seus componentes acabam sofrendo maior desgaste quando as temperaturas encontram-se mais elevadas, como no verão.

-> Utilize o carro regularmente. Deixar o veículo parado por longos períodos afeta a carga da bateria. Para manter os níveis necessários, é importante utilizá-lo regularmente e, ao menos, dar umas voltas no quarteirão esporadicamente para deixar tudo funcionando bem. Caso isso não seja possível, ligue o motor aos menos duas vezes por semana pelo tempo de sete minutos.

 

Como funciona a bateria do carro?

Também chamada de acumulador de energia, a bateria é formada por placas de chumbo metálico e outras revestidas de peróxido de chumbo, mergulhada em uma solução aquosa de ácido sulfúrico, chamada de eletrólito. Esses componentes armazenam energia sob a forma química e a transforma em energia elétrica.

 

 

Como fazer a manutenção preventiva?

Para que problemas maiores não ocorram, é necessário que o sistema elétrico do carro não esteja sobrecarregado. Ou seja, que os componentes eletrônicos adicionados ao veículo estejam de acordo com a capacidade da bateria, dos chicotes, do alternador, etc.

Além disso, carros que são usados por muitas horas ininterruptas precisam contar com acumuladores específicos para essas condições também.

Para uso corriqueiro, mais importante é não dispensar a checagem preventiva do sistema elétrico, verificando o estado de conservação de todos os itens e testando a tensão e a corrente.

Para o caso de baterias não seladas é preciso verificar o nível de água de sua solução ácida e completá-lo se necessário, com água destilada.


#Dica Rowal – Economize Combustível

Para economizar combustível pratique as sugestões abaixo:

– Evite freadas e aceleradas bruscas e não acelere desnecessariamente – com o carro parado ou em movimento.

– Sempre que possível, mantenha as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar e economizar combustível.

– Verifique os filtros de ar e de combustível, trocando-os na quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo.

– Jamais ultrapasse a capacidade de carga de seu veículo para evitar consumo de combustível e desgaste do sistema de suspensão, dos freios e dos pneus.

– Nas estradas, assim que o carro atingir a velocidade desejada, solte, aos poucos, o pedal do acelerador.

– Não acelere o carro antes de desligar o motor, pois isso provoca aumento no consumo de combustível e causa danos ao catalisador, aumentando a emissão de poluentes e prejudicando o desempenho.


#Dica Rowal – Em Dias de Chuva

Está chovendo? Procure ter os seguintes cuidados:

– Diminua a velocidade, pois há perda de visibilidade e possibilidade de aquaplanagem.

– Mantenha distância de pelo menos 10 metros do veículo da frente.

– Durante o dia acenda o farol baixo para ser notado.

– Evite paradas bruscas e não faça manobras perigosas.

– Pare o carro no acostamento se a chuva estiver muito forte.