Para evitar qualquer possibilidade de falha no freio, faça uma revisão gratuita na Rowal.

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo. É projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção.

Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

No uso contínuo de um veículo, nenhum componente é tão intensamente sujeito a esforços e altas temperaturas quanto o sistema de freios, isto em decorrência das frenagens.

O desgaste do sistema de freio e a falta de manutenção preventiva são garantias certas de graves problemas. O mínimo que pode acontecer é o carro precisar de mais espaço para frear ou mesmo, em casos extremos, não frear na hora em que mais seja necessário.

Do que adianta estabilidade, dirigibilidade, conforto e potência se na hora de frear houver alguma falha? Por isso, fique atento quanto ao sistema de freios, pois a atenção deve ser redobrada com manutenção preventiva.

É composto por cabos e cilindros, mas as peças mais importantes são as que atuam efetivamente na frenagem do carro: discos, pastilhas e tambor. Estes componentes agem diretamente na roda do automóvel e fazem o carro parar quando se pisa no pedal.

Geralmente, discos e pastilhas ficam localizados na parte dianteira, e são responsáveis por cerca de 60% da eficiência do freio de um carro. Esse conjunto tem melhor performance, pois dissipa melhor o calor e a água, além de ter manutenção mais simples.

Já o conjunto tambor / lona fica alojado na roda traseira. A revisão periódica é recomendada a cada 15.000 km. Mas antes disso, dependendo da utilização do veículo, o sistema pode apresentar algum problema, como: vibração e desvio de rota na hora de frear, curso muito longo da alavanca de freio de mão, altura do pedal (baixa e alta) e constantes barulhos quando se pisa no freio. Outro componente a ser avaliado é o fluido do freio.